Recentemente escutei a voz do
Brasil e fiquei mais uma vez perplexo com as informações dadas pelo
representante do governo.
Mas o que isto tem a ver com BPM?
Tudo meu caro. Tudo.
BPM é você escutar o cliente, é você
fornecer ferramentas certas para ele
elogiar, reclamar etc. e assim você melhorar o seu processo.
Veja o absurdo do caso do bolsa família.
O representante do governo informou que o governo disponibilizou uma via de
acesso pela internet onde o beneficiário do bolsa família poderá fazer uma reclamação,
elogio ou tirar duvidas se alguma pessoa está recebendo o bolsa família e eventualmente
não deveria receber etc. ou pelo telefone 0800....
O representante do governo esqueceu-se
de informar e de analisar que o beneficiário do bolsa família são:
“ são famílias com renda
mensal por pessoa de até R$ 77, mesmo que não tenham gestantes, crianças ou
adolescentes na família; e Famílias com renda familiar mensal por pessoa
entre R$ 77,01 e R$ 154 e que tenham gestantes, crianças ou adolescentes em sua
composição”.
Confuso ne !! mas é
o que consta no site do governo.
Mas vamos em frente.
Se estas famílias não tem renda
suficiente para sobreviver como pode ter acesso ao computador? Ou a internet? Ou
a um smarthpone? ou ao telefone? Onde será que no interior do Brasil tem uma lan house? Será que
está incluso no bolsa família acesso a internet?
Bem se estas pessoas não têm nem
rádio, TV ou algo do gênero como eles podem tomar conhecimento ou fazer uma
reclamação?
Bem, podemos sugerir uma solução para colher as informações. Sabe qual
é?
Pois bem pergunte ao IBGE pois,
eles tem experiência suficiente para fazer levantamento de dados. O IBGE é quem
faz o censo demográfico.
Então BPM é isto. É trazer a
ferramenta certa ao púbico certo.
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