quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Donald Trump e agora?

Bem, todos estão se perguntando como as pesquisas de intenção de votação erraram tanto nos Estados Unidos.
Existem várias respostas, mas a minha é a seguinte: a confiabilidade da resposta do eleitor americano. É simples, você entrevista o eleitor e ele confirma que não irá votar ( o voto não é obrigatório e nem é feriado no dia da votação), mas ele acaba votando. O eleitor confirma que irá votar na Hillary, mas acaba votando no Trump.
O que os institutos de pesquisas deveriam fazer e se não o fizeram é entrevistar agora, depois das eleições, os eleitores e perguntar se eles mudaram o voto dele durante a campanha. Isto é BPM. É validar se o processo está assertivo ou não.

Outro fato é: Como o Trump trará mais empregos aos americanos. 
Vamos analisar o processo em si. Para ter mais emprego preciso de mais empresas. Se o custo de um funcionário americano é de U$$ 45 mil dólares/ ano e o custo de um funcionário chinês é de US$ 4 mil ano e de um tailandês US$ 3 mil/ ano, então sobre está ótica os produtos fabricados nos Estados Unidos começarão a ficar muito mais caros. Os americanos que quiserem comprar produtos internos pagariam mais caro do que os importados. É obvio que os Estados Unidos aumentarão as taxas de importação, as barreiras de importação etc. Mas vamos ver quanto isto irá custar.

No passado as experiências anteriores mostram que o Sindicato dos funcionários nos Estados Unidos eram tão forte e exigia tantos benefícios que era quase impossível atendê-los ocasionando a demandada das empresas para outros países. Como mudar a legislação trabalhista para favorecer a instalação de novas empresas?

Isto também é BPM, analisar o processo e corrigi-los onde se faz necessário para se torna-lo eficiente.

Por enquanto é isso.
Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário