segunda-feira, 15 de maio de 2017

Como contratar uma empresa de consultoria em mapeamento de processos se a minha empresa não tem processos?



Tenho participado de algumas reuniões com empresas que nao tem processo e estão buscando consultoria para melhorar os processos destas empresas. Para a minha surpresa a situação é crítica.

Primeiro: Alguns Sponsor (patrocinador) do projeto normalmente não sabe o que quer. Então demanda para a área de compras ou de projetos para buscarem empresas de consultoria.
As áreas saem em busca pela internet sem saber o que estão buscando.

O pior: marcam reuniões com as empresas, o “sponsor” não aparece, a maioria dos participantes ficam no celular resolvendo problemas internos ou particulares, não prestam atenção na apresentação e na explicação e pedem novamente que envie o material de apresentação.
Em algumas empresas chega ao cúmulo do participante sair no meio da reunião para resolver algo e quando volta não sabe o que está fazendo nesta reunião.
Os participantes dizem que farão um relatório. Mas honestamente não sei que relatório farão visto que nada foi perguntado ou indagado.

Bem, segue algumas dicas aos “sponsor” de projetos que buscam empresas de consultoria para mapeamento e revisão dos processos. 

Primeiro: definir quais parâmetros a empresa de consultoria devem ter. Exemplos: 
·        Quantos anos de experiência no mercado de consultoria;
·        Quais os diversos segmentos de atuação. (não pedir somente no mesmo segmento de atuação para não correr o risco de ficar na mesmice, quando se tratar de sugestões de melhorias)
·        Verificar se a empresa possui uma metodologia própria.
·        Verificar se a empresa tem software de apoio ao mapeamento e documentação de processos.
·        Verificar de que maneira a empresa irá transmitir os conhecimentos para a empresa. Afinal de contas você não irá querer ficar nas mãos deles a vida inteira, certo?
·        Se for elaborar um relatório, o mesmo deve ser elaborado imediatamente ao termino da reunião. Mesmo se for entregar no final de todas as apresentações. Criar um check list.


Bem é isto.

Um abraço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário