quarta-feira, 18 de abril de 2018

Crise Hidrica


Vamos demonstrar através do diagrama de Iskihawa como podemos apresentar soluções para enfrentar a crise hidrida. Mas antes vamos a alguns conceitos:


O Diagrama de Ishikawa foi desenvolvido para representar a relação entre o “efeito" e todas as possibilidades de “causa” que podem contribuir para esse efeito. Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, da Universidade de Tóquio, em 1943, onde foi utilizado para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vários fatores podem ser ordenados e relacionados. Porém, somente em 1962, J. M. Juran no QC Handbook "batizou" este diagrama como sendo Diagrama de Ishikawa.” Vamos analisar primeiramente os efeitos:
  • ·         Falta de água em vários bairros e várias cidades;
  • ·         Racionamento de água;
  • ·         Aumento do preço na conta de água.
  Vamos analisar as causas segundo o diagrama de Ishikawa:
 






Causas:
  • Meio ambiente: Falta de chuvas. Mas não adianta somente chover. Tem de chover no lugar certo. Ou seja, nas represas que abastecem as cidades.

  • Método: Desperdiço de água durante a distribuição. Inúmeras reportagens foram realizadas mostrando o desperdício de água e não se vê, pelo menos aqui em São Paulo nenhuma ação da Sabesp na construção e reforma da canalização principalmente nos bairros mais antigos de São Paulo, que seria o centro da cidade.

  • Mão de obra: Uso exagerado da água. Culturalmente lavamos nossa louça com água. O governo poderia fazer campanhas para redução do uso de água, e realmente tem feito, dar incentivo de redução de impostos para baratear o preço dos produtos descartáveis (pratos, talheres, copos etc.). Incentivar o uso destes produtos.

  • Máquina: Consumo exagerado da água nas máquinas de lavar roupa. O consumo médio de uma máquina de lavar roupa é no mínimo 200 litros de água. O governo poderia dar incentivo de redução de impostos para máquinas e equipamentos que consumam menos água.
 Bem esta é apenas uma contribuição para verificarmos como este diagrama pode ajudar as empresas na melhoria dos seus problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário