segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Fila no atendimento continuação

Olá,
Continuando a nossa indignação referente ao atendimento aos servidores e consumidores ainda temos o fato na demora para a realização da própria consulta ou na marcação do exame. Neste caso específico, algumas consultas são realizadas na própria central de atendimento, porém os exames são realizados em clínicas conveniadas.

Para a Agência Nacional de Saúde, orgão regulador das operadoras de planos de saúde, existem no Brasil, 1.437 operadoras. Fonte ANS-outubro/14.

O problema começa por ai.!! Como?
Vamos exercitar juntos ! Veja um exemplo:

Vamos pegar uma operadora de plano de saúde com nome "X" e que possui  10.000 clientes e uma rede de 100 médicos, 5 Hospitais e 50 clinicas. Proporcionalmente parece equilibriado a proporção entre: clientes x médicos x hospitais x clínicas.

Peguemos outra operadora "Z" com 20.000 clientes diferentes e uma rede de 200 médicos, 8 Hospitais e 80 clinicas. Proporcionalmente também parece equilibriado a proporção clientes x médicos x hospitais x clínicas.
E assim sucessivamente poderíamos destacar inúmeras operadoras.

Mas onde ocorre o problema?
Vamos lá !!
Muitos médicos são os mesmos que atendem consultas das operadoras X, Z, W, H e etc. além de consultas particulares.
Muitos hospitais são os mesmos que atendem as operadoras X, Z, W, H e etc.
Muitas clínicas também são as mesmas que atendem as operadoras X, Z, W H etc.

Portanto, o problema é que voce servidor ou consumidor demora 1 mês, 2 meses para realizar o exame ou consulta. A ANS publicou uma portaria informando que no caso do não atendimento em até 30 dias voce pode pagar com seu dinheiro a consulta e a operadora deverá reembolsar. Voce sabe quanto tempo levará para ter seu dinheiro de volta?

Sugestão de melhorias:
Para solucionar o problema cada operadora deveria ter uma quantidade de médicos distintos, hospitais diferentes de outras operadoras, clínicas diferentes de outras operadoras atendendo a sua base de clientes limitado ao número máximo de operadoras que podem atender.
Desta meneira poderíamos melhorar a eficácia, ou seja, o tempo de atendimento aos consumidores ou servidores.
Está análise deveria ser feita pela Agência Reguladora de Planos de Saúde. Isto se chama gerenciamento de processo. Isto é BPM, isto é processo, isto é análise, isto é sugestão de melhorias para otimizar os processos.

Bem, nesta semana vamos mudar de assunto e vamos falar em segurança pública. Como os processos operacionais da Policia Militar e Polícia Civil podem agilizar e melhorar a segurança pública do contribuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário