terça-feira, 27 de setembro de 2016

Mas afinal o que são KPI’s- Key Performance Index ou indicadores de desempenho?

Bem, KPI's são indicadores que medem o quanto uma organização está crescendo ou evoluindo de acordo com as metas e objetivos traçados pela Diretoria.

Mas não confunda KPIs’ com metas. Metas ou objetivos são os resultados que a organização quer alcançar em determinado tempo. Exemplo: aumentar as vendas, aumentar a participação de mercado, aumentar o numero de lançamentos, diminuir o numero de reclamações etc.
Já o KPIs estão relacionados a sua performance.   
Podemos afirmar de forma contundente que uma Gestão por Resultados eleva a produtividade e reduz de forma especifica o tão temido stress no ambiente de trabalho. Além disso, ao produzir mais, a auto estima do funcionário aumenta, reduzindo problemas relacionados à saúde e falta de motivação. Ou seja, todos ganham.

Os KPIs’s devem ser sempre simples o suficiente para que você os entenda e se sinta entusiasmado a alcançá-los. Bem vamos ao que interessa. 
Quais são os passos para a implementação de um sistema eficaz de KPI's?

1. Entender que KPI’s ajudam no desempenho dos processos.
Os KPI’s so devem ser implantados nos processos otimizados, ou seja, nos processos que já foram mapeados, revisão e documentados. Lembrando-se que os novos processos otimizados devem ser mais eficientes e eficazes que os processos anteriores. Os novos processos otimizados devem utilizar menos recursos e devem ser realizados em menor tempo.  

2. Entender que KPI’s são parte da cultura da Empresa.
Uma cultura de KPI’s se estabelece quando há um interesse real de uma organização em estabelecer um processo estruturado para o alcance das metas, objetivos e das performances. Tanto a direção quanto os funcionários estão engajados em implementar os KPI’s. 
Assim, qualquer novo funcionário que entrar na empresa sentirá que faz parte do dia a dia dos funcionários este comprometimento. Isso é cultura da empresa. 
Os indicadores estão sempre acessíveis a qualquer interessado. Ao fazer isso cria-se um sentimento de engajamento ao perceber que todos os objetivos estão relacionados tanto verticalmente quanto horizontalmente, dando-nos a percepção de que caminhamos todos no sentido certo, como um grande time.
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3. Entender que KPI’s ajudam a direcionar os esforços no que é prioridade.
KPI’s nada mais são do que um conjunto de indicadores de performance inter-relacionados que, alcançados de forma individual ou coletiva, contribuirão para os objetivos macro de uma organização. Dessa forma, eles são vitais para que o profissional entenda onde ele será avaliado e como será avaliado. Dessa maneira poderá direcionar seus esforços e não gastar energia em outras atividades.


4. Entender que KPI’s são mensuráveis e devem ser simples.

Parece óbvio, mas não é. Os KPI’s devem ser bem objetivos e existem regras para criá-los: (a) todos devem, obrigatoriamente, conter números de comparação. (b) todos devem ser mutualmente acordados entre gestor e profissional que irá executá-lo. (c) cada pessoa pode possuir diferentes indicadores, uns podem ter 15 e outros apenas. Dependerá do que se quer mensurar. (d) ao menos 80% dos objetivos devem ser definidos Top Down, de cima para baixo, ou seja, pelo gestor do profissional que trabalhará neles. .

Bem é isso qualquer dúvida é só comentar. 

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