segunda-feira, 27 de julho de 2020

A Economia Circular e a Indústria 4.0.



Indústria 4.0 é um termo utilizado para designar as transformações digitais que afetam de forma drástica e irreversível os processos industriais, centrado na convergência entre os meios físicos de produção e a tecnologia da informação.

As mudanças advindas do surgimento da Indústria 4.0 vem sendo chamadas de “4ª Revolução Industrial”. Exemplos do que é Industria 4.0:

• Manufatura aditiva (impressoras 3D);

• Fábricas inteligentes utilizando robótica avançada e comunicação entre máquinas;

• Big Data, Data Analitics e Internet das Coisas (IoT); e

• Inteligência artificial e Machine learning

A consultoria McKinsey aferiu que a adoção de tecnologias 4.0 pode significar incremento de 15% a 35% de produtividade na indústria, bem como são observados ganhos na previsão da demanda de até 85%. 

Dados de pesquisa da CNI sobre o setor no Brasil:

Desconhecimento sobre as tecnologias da Indústria 4.0 é significativamente maior entre as empresas de menor porte (57%) do que nas grandes (32%); e Segundo levantamento da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano, a partir de ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e consumo de energia.

Nos últimos anos, segundo a CNI, houve um aumento significativo no número de indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais, o percentual das grandes empresas que utilizam pelo menos uma das tecnologias digitais consideradas nas pesquisas passou de 63% para 73%.

As grandes empresas industriais priorizam tecnologias digitais para aumentar a eficiência do processo de produção e melhorar a gestão dos negócios, em especial a Automação digital com sensores para controle de processo.

 Por outro lado a evolução da economia global foi dominada por um modelo linear de produção e consumo, em que os bens são fabricados a partir de matérias-primas, vendidos, usados ​​e depois descartados como resíduos. Embora grandes avanços tenham sido feitos em melhorando a eficiência dos recursos, qualquer sistema baseado no consumo e não no o uso restaurador de recursos acarreta perdas significativas ao longo da cadeia de valor.

Além disso, a rápida aceleração das economias consumidora e extrativa desde meados do século XX, resultou em um crescimento exponencial de externalidades.

Vários fatores indicam que o modelo linear está sendo cada vez mais desafiado pelo próprio contexto em que opera, e que uma mudança mais profunda do sistema operacional de nossa economia é necessário.

Surge então o conceito de economia circular que é um sistema industrial restaurador ou regenerativo por intenção e design. Ele substitui o conceito de "fim da vida útil" com a restauração, muda para o uso de energia renovável, elimina o uso de substâncias tóxicas químicos, que prejudicam a reutilização, e visa a eliminação de desperdícios através do design de materiais, produtos, sistemas e, dentro disso, modelos de negócios.

Essa economia é baseada em poucos princípios.

Primeiro, em sua essência, uma economia circular visa 'projetar' o lixo. Desperdício não existe - os produtos são projetados e otimizado para um ciclo de desmontagem e reuso. Estes componentes e produtos dos ciclos definem a economia circular e definem além de descarte e até reciclagem onde grandes quantidades de energia incorporada e trabalho é perdido.

Em segundo lugar, circularidade introduz uma estrita diferenciação entre componentes consumíveis e duráveis ​​de um produto. Ao contrário de hoje, consumíveis em economia circular é composta principalmente de ingredientes biológicos ou "nutrientes" que são menos atóxico e possivelmente até benéfico, e pode ser devolvido com segurança à biosfera diretamente ou em uma cascata de usos consecutivos.  

Em terceiro lugar, a energia necessária para alimentar esse ciclo deve renovável por natureza, novamente para diminuir dependência de recursos e aumentar o sistema resiliência.

Estudo científico mostra que quase 80% do fluxo anual de plástico no meio ambiente pode ser interrompido usando a tecnologia existente. Portanto nosso dever como sociedade é contribuir para o meio ambiente utilizando das melhores tecnologias para a nossa sobrevivência.


Fontes: McKinsey, CNI, The Ellen MacArthur Foundation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário