Bem, todos estão se perguntando
como as pesquisas de intenção de votação erraram tanto nos Estados Unidos.
Existem várias respostas, mas a minha é a seguinte: a
confiabilidade da resposta do eleitor americano. É simples, você entrevista o
eleitor e ele confirma que não irá votar ( o voto não é obrigatório e nem é
feriado no dia da votação), mas ele acaba votando. O eleitor confirma que irá
votar na Hillary, mas acaba votando no Trump.
O que os institutos de pesquisas deveriam fazer e se não o fizeram
é entrevistar agora, depois das eleições, os eleitores e perguntar se eles
mudaram o voto dele durante a campanha. Isto é BPM. É validar se o processo
está assertivo ou não.
Outro fato é: Como o Trump trará mais empregos aos
americanos.
Vamos analisar o processo em si. Para ter mais emprego preciso de
mais empresas. Se o custo de um funcionário americano é de U$$ 45 mil dólares/
ano e o custo de um funcionário chinês é de US$ 4 mil ano e de um tailandês US$
3 mil/ ano, então sobre está ótica os produtos fabricados nos Estados Unidos
começarão a ficar muito mais caros. Os americanos que quiserem comprar produtos
internos pagariam mais caro do que os importados. É obvio que os Estados Unidos
aumentarão as taxas de importação, as barreiras de importação etc. Mas vamos
ver quanto isto irá custar.
No passado as experiências anteriores mostram que o Sindicato dos
funcionários nos Estados Unidos eram tão forte e exigia tantos benefícios que
era quase impossível atendê-los ocasionando a demandada das empresas para
outros países. Como mudar a legislação trabalhista para favorecer a instalação
de novas empresas?
Isto também é BPM, analisar o processo e corrigi-los onde se faz
necessário para se torna-lo eficiente.
Por enquanto é isso.
Abraços
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