Olá
Conforme mencionamos anteriormente vamos comentar como o BPM e Gestão por Processo podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Bem, hoje presenciei uma situação vivida por todos nós. Fila no atendimento para marcação de consulta.
Como professor universitário de uma Universidade Municipal, sou servidor público do município e portanto tenho como benefício de um plano de saúde.
Ocorre que os alguns servidores e os governantes dos municípios no momento da licitação, não pensam em processos, procedimentos, qualidade de atendimento (SLA), gargalos, retrabalho, Business Process Management etc.
Pensam na maioria das vezes na obtenção do menor preço em detrimento do nivel de serviço apresentado.
Então é isto que dá !!!
Filas enormes na central de atendimento da operadora do Plano de Saúde no próprio município para marcar consulta. Isto leva ao tempo desperdiçado dos servidores aguardando o atendimento de apenas três (3), isto mesmo, não errei, três funcionários da operadora de Plano de Saúde aprovar os exames , internações etc.
Além do fato da operadora do plano de saúde escolhida para atender o munícipe não possuir hospital na região, Possue apenas convênios para emergência.
Ou seja, o servidor acaba utilizando do Hospital Municipal para ser atendido.
Não estou "vendo" a lógica neste projeto.
Bem, voltando ao atendimento:
A conta é simples: se o munícipe demora 10 minutos no mínimo para ser atendido e marcar exames, veja que o atendente precisa decifrar a letra do médico, achar os códigos dos exames, achar o código da clínica onde você irá realizar os exames etc., cada funcionário consegue atender no máximo 6 pessoas por hora ou representa 48 pessoas por dia.
No mundo de Cinderela, o sistema operacional da operadora não apresentou problemas, a impressora não deu "pau" não acabou o papel etc., o atendente conseguiria atender 48 pessoas, o que representaria 144 pessoas/ por dia com os três atendentes.
Mas como estamos no mundo da Cinderela vamos considerar 288 pessoas.
Quando falo de pessoas, estou dizendo servidores municipais e consumidores em geral.
É isto, acreditem se quiser, você acha que uma central de atendimento servindo de base para a operadora do plano de saúde para todos os servidores municipais da cidade, consegue dar conta deste atendimento. a resposta é Não!!
E sabe que paga esta conta: Você municipe !!!
amanhã tem mais.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário